Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Vendas

Proposta comercial modelos para vender com eficiência

CUBO Suíte
Escrito por CUBO Suíte em 20 de janeiro de 2025
Proposta comercial modelos para vender com eficiência

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Cá entre nós, um vendedor completo possui soluções para atrair o cliente em todas as etapas de uma venda. Contudo, a mais poderosa ferramenta é, sem dúvidas, a capacidade de elaborar uma proposta comercial modelos bem estruturada. Concorda?

Afinal, do que vale ter em mãos um portfólio de produtos e serviços interessantes e diferenciados se você ou seu time comercial não souber apresentá-los de forma eficaz para o cliente dar os próximos passos rumo às compras? 

Se você quer se destacar entre seus concorrentes, leia este artigo você terá acesso a proposta comercial modelos com os elementos mais recentes e eficazes do mercado para preparar suas propostas comerciais, os principais acertos e erros a evitar, exemplos práticos para inspirar sua próxima abordagem e muito mais.

Fique com a gente e incorpore essas dicas no seu negócio para que seu produto ou serviço seja apresentado da forma que ele e você merecem.

As novidades do mercado

Para acompanhar o ritmo acelerado do mercado em constante evolução, estar atento às inovações é imprescindível para entender mudanças no comportamento do consumidor. Listamos aqui 4 tendências mais recentes que você deve considerar ao elaborar sua proposta comercial:

  1. Personalize: ferramentas como CRMs avançados permitem criar propostas altamente personalizadas com base nos dados e necessidades específicas de cada cliente. Para isso, conte com empresas especializadas, como o CUBO, para garantir o sucesso dessa personalização em alta escala.
  2. Design visual: uma proposta visualmente atraente, que utilize elementos como gráficos, ícones e infográficos, pode capturar a atenção e transmitir informações de forma mais clara.
  3. Interaja: plataformas digitais oferecem a possibilidade de criar propostas interativas, com vídeos, links para estudos de caso e simulações de resultados.
  4. Automatize: modelos de proposta podem ser integrados a sistemas de automação para envio, acompanhamento e análise de desempenho em tempo real. No CUBO, você pode encontrar essas soluções para implantar tecnologias na proposta comercial de sua empresa de forma personalizada e potente.

Os clássicos sempre funcionam

Apesar das inovações, algumas regras básicas continuam sendo pilares de uma proposta comercial eficiente. Pode inovar, mas não deixe de trazer elementos que sempre foram e sempre serão essenciais para qualquer proposta comercial como clareza, objetividade e conhecimento.

Vale lembrar que, mais do que nunca, é preciso ser direto ao apresentar a solução que você oferece e como ela resolve o problema do cliente. Se essas informações não estiverem já de cara na proposta, as chances da pessoa não ler o documento completo são grandes. 

Demonstre que você entende as dores, desejos e necessidades do cliente com foco nos benefícios, ou seja, ao invés de listar apenas características do produto ou serviço, destaque os benefícios e os resultados que ele proporciona.

O que uma proposta deve trazer?

Para que sua proposta comercial seja eficiente, é essencial começar com uma introdução impactante. Para isso, traga um resumo executivo que destaque o problema do cliente e como você pode resolvê-lo. Na sequência, liste detalhes de cada serviço ou produto e seus diferenciais. 

Outra dica importante é incluir depoimentos, estudos de caso e resultados obtidos por outros clientes como provas sociais, isso dá credibilidade já que são outras pessoas falando sobre seu negócio.

Para finalizar, seja claro no detalhamento Financeiro com os custos descritos de forma clara e transparente, com opções flexíveis de pagamento, se possível.

E, claro, finalize com instruções claras para o próximo passo da compra, levando o cliente para um canal de comunicação que seja fácil e funcione em apenas um clique.

Fuja dos erros

Como falamos, as pessoas estão imediatistas e podem desistir de uma compra em apenas um clique, mesmo querendo o produto ou serviço que você vende. Por isso, anotamos aqui falhas desastrosas:

Evite propostas padronizadas: propostas genéricas não causam impacto, o cliente gosta de ser abordado com exclusividade e se sentir especial.

Não encha linguiça: textos longos e complexos podem confundir e afastar o cliente.

Veja o design como algo essencial: uma apresentação desorganizada ou visualmente poluída pode transmitir falta de profissionalismo e desvia a atenção do cliente.

Prazos irreais: promessas impossíveis de cumprir podem comprometer sua credibilidade logo de cara.

Sugestão de esqueleto para sua proposta comercial

Título: Proposta comercial para [Nome da Empresa]

Resumo Executivo: apresentação do problema e solução oferecida.

Proposta de valor: benefícios exclusivos do produto ou serviço.

Cronograma: detalhamento das etapas e prazos do projeto.

Provas Sociais: casos de sucesso e depoimentos.

Investimento: tabelas claras de preços e condições de pagamento.

CTA: leve o cliente para a continuidade do processo de compra com contato, agendamento e tirar dúvidas em destaque na proposta.

Agora que você já sabe tudo que pode e não pode trazer em uma proposta comercial, procure uma parceria para te ajudar em todo esse processo. 

O CUBO, por exemplo, oferece uma plataforma completa para aprimorar suas estratégias de vendas, com ferramentas que auxiliam na elaboração de propostas comerciais impactantes. É a suíte perfeita para acelerar a transformação de leads em vendas.

Aqui, você pode contar com recursos como modelos personalizáveis, integração com CRMs e suporte especializado para melhorar suas conversões por meio de propostas modernas e assertivas. Quer saber mais como melhorar seu desempenho comercial? Leia mais artigos aqui no nosso Blog, compartilhe esse conteúdo nas redes sociais e faça seu cadastro para testar as ferramentas CUBO por 7 dias.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *