Se você quer saber como melhorar sua abordagem para aumentar o seu desempenho na hora de vender, está no lugar certo.
Isso porque, depois de colocarmos em pauta assuntos como ferramentas de captação de leads, fluxograma de processo de vendas, follow up, plano de vendas e prospecção, o artigo de hoje te convida para conhecer técnicas eficazes para abordar clientes de forma assertiva e fortalecer relacionamentos.
Chame seu time de vendas e fique aqui com a gente!
A primeira impressão é a que fica
Esse famoso ditado popular cabe perfeitamente para começarmos nosso artigo. Tal porque, a empatia é a base de qualquer conversa bem-sucedida, incluindo as relações entre empresas e clientes.
Nesses casos, o vendedor deve demonstrar genuíno interesse pelo cliente, entender suas dores e oferecer soluções personalizadas para transformar uma simples abordagem em uma oportunidade de criar um vínculo duradouro.
Mas como fazer? Tudo deve ser autêntico e natural. Uma boa pedida é usar perguntas abertas para conhecer as necessidades do cliente e oferecer valor antes de tentar fechar a venda.
Lembre-se de que clientes se conectam com pessoas, não com produtos. Como diz o autor britânico, Simon Sinek, “se você não entende de pessoas, você não entende de negócios.”
Exemplos de perguntas abertas para você usar na sua abordagem

Sabemos que perguntar é parte intrínseca do processo de vendas. Afinal, é a partir desses questionamentos que profissionais conseguem reunir insights importantes sobre a relevância de seus produtos e serviços.
Para te ajudar nesse processo, separamos algumas perguntas abertas que podem ser feitas durante a abordagem.
Quais são as suas principais necessidades e desafios em relação a tal situação?
De que forma esse produto ou serviço poderia te ajudar a melhorar sua vida?
Gostaria de saber, por gentileza, o que você está buscando com essa solução que tenho para te oferecer?
Como você costuma utilizar produtos/serviços similares no seu dia a dia?
Você pode compartilhar comigo seus objetivos e metas para esses próximos meses ou anos?
Abordagem certa, na hora certa
Uma abordagem eficaz é tanto sobre o que dizer quanto sobre quando dizer. Observe o comportamento do cliente e identifique os momentos ideais para iniciar o contato.
Dados como histórico de compras, interações recentes e sazonalidade podem ajudar a determinar o timing perfeito. O CUBO oferece ferramentas que facilitam a análise desses dados, permitindo que você personalize sua abordagem e mapeie o melhor momento para abordar cada grupo de clientes.
Enfrente as objeções com confiança
Antes do contato com o profissional de vendas, os clientes pesquisam, compram e lêem avaliações sobre as soluções oferecidas pelas empresas concorrentes. Por isso, as objeções sempre acontecem durante a abordagem e para responder todas as dúvidas trazidas é preciso estar bem preparado.
Em primeiro lugar, escute atentamente as preocupações do cliente e responda com soluções claras e objetivas. Uma dica valiosa é sempre ter em mãos um documento com possíveis perguntas e respostas, os famosos Q&A.
Desta forma, o time de vendas mantém respostas padronizadas para cada tipo de objeção, criando uma relação de confiança entre vendedor e cliente.
Use os dados ao seu favor

Dados são puro “ouro” no mundo das vendas. Utilize ferramentas, como CRM, para entender o comportamento e as preferências dos clientes. Assim, você estará pronto para criar abordagens mais personalizadas e eficazes.
Para acompanhar os próximos passos da venda, use ferramentas de análise para monitorar indicadores como taxa de conversão, tempo de resposta e engajamento.
Mas, atente-se, esse trabalho deve ser feito por quem entende do assunto, por especialistas, como o CUBO – uma suíte preparada para oferecer insights detalhados que ajudam a ajustar sua estratégia em tempo real.
Quanto mais valor, melhor
Vendedores consultivos não apenas oferecem produtos; eles solucionam problemas. Foque em entender profundamente o mercado e as necessidades do cliente.
Demonstre expertise, compartilhe informações valiosas e ofereça soluções que atendam às demandas individuais de cada cliente atendido.
Esse tipo de abordagem não apenas aumenta as chances de fechar o negócio, mas também constrói credibilidade e confiança.
A abordagem multicanal
Hoje, clientes esperam uma experiência integrada em diversos canais. Combine métodos tradicionais como chamadas e encontros presenciais com estratégias digitais, como e-mail marketing, redes sociais e chatbots.
Certifique-se de que a mensagem é consistente em todos os canais. O CUBO pode ajudar a orquestrar essa abordagem multicanal, garantindo uma experiência fluida para o cliente.
Encontre seu parceiro para te ajudar na abordagem

Com o CUBO Suite, você pode levar sua estratégia de vendas a um novo patamar com integrações super eficientes. Use a extensão para WhatsApp para ter comunicações mais diretas, expanda seu alcance com ManyChat, automatize processos com o Make, gere leads qualificados com o RD Station e engaje potenciais clientes com o Bot Conversa.
Cada uma dessas ferramentas é essencial para deixar seu funil de vendas muito mais personalizado, garantindo uma experiência tranquila e aumentando suas conversões desde a abordagem ao cliente até o pós-venda.
Sabendo disso, você está pronto para abordar seus clientes de forma ainda mais eficaz colocando em prática uma combinação de empatia, timing, conhecimento de mercado e uso de ferramentas avançadas. Conte com as ferramentas CUBO nesta nova fase da sua empresa. Crie sua conta e garanta um teste com 7 dias grátis e boas vendas.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.