O conceito de produtividade já existe desde a Revolução Industrial e foi se modificando ao longo dos séculos com novos modelos produtivos, como o Fordismo e o Toyotismo, até chegarmos no século 21 com computadores e dispositivos móveis e a ideia de produtividade do funcionário.
Com isso, a palavra “produtividade” passou a ser repetida com frequência no mundo dos negócios – bem como o conceito de otimização de tempo. Isso porque as demandas não param de chegar e as horas de trabalho são limitadas. Como dar conta de tudo?
A organização e otimização de tempo do time de vendas está entre as principais dificuldades das empresas e vamos falar de tecnologias e ferramentas digitais que podem ajudar você nesse desafio de garantir mais tempo para que o seu time comercial seja mais produtivo.
O que é produtividade e por que a otimização de tempo é importante?

A produtividade é a capacidade produtiva de um funcionário de gerar valor para clientes ou para a empresa no menor tempo possível. No entanto, pesquisas e mais pesquisas têm avaliado que essa métrica não funciona muito bem assim.
A ideia de que, quanto mais tempo trabalhado é igual a mais produtividade, não bate com os resultados encontrados. Acaba sendo um pouco o oposto: menos horas bem trabalhadas é igual a mais resultado do time de vendas. Segundo estudos recentes, a redução da jornada de trabalho para até 30 horas semanais, por exemplo, possibilita maior produtividade, aumentando a eficiência de operação de uma empresa em até 30%.
Independente da redução ou não da carga horária para gerar mais produtividade, a gestão do tempo é uma habilidade essencial que o seu time de vendas precisa dominar, afinal, os vendedores precisam equilibrar diversas tarefas diárias, como prospecção, acompanhamento de leads, envio de propostas, follow-ups – a lista é longa e a própria mudanças de foco entre tarefas, leads e clientes já toma um tempo gigantesco do time de vendas.
E a organização e otimização do CRM é algo essencial para garantir um uso mais assertivo do tempo de trabalho do time de vendas.
CRM moderno e conectado à IA
Para otimizar o tempo e a produtividade é preciso usar e abusar das novas tecnologias, principalmente da inteligência artificial. Já falamos, no artigo sobre a integração entre IA e o CRM, como essa tecnologia consegue transformar sua operação de vendas, mas é interessante entender como essa conexão, que acontece na CUBO, consegue otimizar o tempo da sua equipe.
O registro de etapas da jornada de vendas, por exemplo, que é uma demanda vinculada ao CRM e extremamente necessária, pode ser otimizada com esse CRM modernizado.
O vendedor pode fazer o upload de arquivos de áudio e transcrever automaticamente os textos em registros do que foi negociado com o lead ou cliente. Além disso, é possível personalizar campos para que o CRM se adapte às necessidades específicas da realidade do seu time de vendas.
A própria questão de agendamento de reuniões está sendo revolucionada com a integração da IA, chatbots e o CRM. Com essa integração, o lead já consegue agendar sua reunião sem a necessidade de um vendedor. E isso libera mais tempo para que o vendedor se prepare para essa reunião e outras demandas do seu dia de trabalho que já é bastante atribulado.
Outro ponto bem importante para otimizar o tempo do time de vendas é avaliar como os líderes de vendas da sua empresa fazem a gestão da equipe. Sabe aquela ideia de microgerenciamento dos funcionários e das tarefas executadas? Isso precisa acabar, não só por ser invasivo, mas por ser uma verdadeira perda de tempo, tanto do líder quanto dos funcionários que precisam registrar absolutamente tudo o tempo todo.
Dicas para aumentar a produtividade do comercial

Separamos também algumas dicas mais práticas para a otimização do tempo do seu time de vendas:
- a primeira e mais importante: DEFINA PRIORIDADES. Sem prioridades, você vira um “apaga incêndio”;
- não pratique o trabalho multitarefas. Foque em uma atividade de cada vez;
- organize seu espaço de trabalho – físico e digital – para evitar distrações e tempo perdido buscando arquivos que você não sabe onde colocou;
- defina lembretes para não se esquecer de tarefas importantes;
- centralize as informações em um local, descentralize as informações das pessoas;
- use aplicativos para gerenciar seu tempo como o Pomodoro;
- levante da cadeira, estique o corpo e vá buscar uma garrafa d’água de tempos em tempos (defina o bloco de tempo de trabalho focado e de tempo de descanso com base no seu estilo de trabalho);
- automatize tarefas que você já sabe que acontecerão como o envio de e-mails follow-up usando o CRM CUBO Suite;
- teste diferentes métodos de organização de tempo como timeboxing, timeblocking, pomodoro, até encontrar o que mais se adapta a você;
- diga não e delegue tarefas;
- faça uma lista digital de tarefas e as organize na sua agenda compartilhada do time;
- redes sociais sugam propositadamente horas da sua vida e do seu trabalho. Acesse somente no horário de descanso – se quiser – para não perder o foco. Use um WhatsApp corporativo e deixe claro para seus parentes que se for urgente, é melhor ligar.
Todas essas dicas de otimização de tempo, bem como as ideias sobre integração de inteligência artificial no seu dia a dia para aumentar a produtividade do seu time de vendas são opções de caminhos que você e sua equipe podem seguir. E perceba: todos eles têm o CRM como um centralizador.
Experimente um teste grátis de 7 dias do CUBO Suite, o CRM que vai transformar suas vendas com a personalização de dashboards e outras ferramentas, além de indicadores claros para otimizar o tempo do seu time de vendas.
Gostou do artigo? Então compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais para que mais pessoas possam otimizar o tempo do time de vendas também!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.