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Vendas

Como alavancar suas vendas com IA e obter resultados extraordinários

CUBO Suíte
Escrito por CUBO Suíte em 12 de fevereiro de 2025
Como alavancar suas vendas com IA e obter resultados extraordinários

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O que há pouco tempo era cena de filme de ficção, nos últimos anos é realidade e está em todo lugar. A Inteligência Artificial chegou para ficar e tem avançado a passos largos, é só acompanharmos as notícias e ver essa revolução.

Diante deste novo momento, em especial no modo de vender serviços ou produtos, você já parou para pensar se sua empresa está pronta para usar essas ferramentas para transformar informações em decisões estratégicas?

Se a resposta for sim, parabéns, você está certo! Mas se você ainda acha que IA é passageiro, pode reconsiderar seus conceitos e aprender lendo este artigo como é possível potencializar suas vendas com IA!

Prepara-se

Segundo uma reportagem publicada recentemente na Exame, muitas organizações não sabem exatamente como transformar informações em decisões estratégicas. 

Enquanto o Business Intelligence (BI) e a Inteligência Artificial (IA) transformam mercados ao redor do mundo, apenas 20% das empresas estão preparadas para acompanhar essa mudança, segundo estudo da McKinsey.

O que esse dado nos mostra? 

É preciso entender e aplicar essas ferramentas na rotina de vendas urgente para sair na frente e se diferenciar na relação com o cliente. 

Mas, cuidado, procure uma empresa especializada, como o CUBO, para incorporar de forma correta a IA no seu processo de vendas. Tentar fazer por conta própria, sem ter conhecimento, pode ser um “tiro no pé”! 

Vendas + IA = sucesso

O avanço da tecnologia nos negócios tem repaginado os métodos tradicionais de vendas, por isso a Inteligência Artificial é uma ferramenta indispensável e poderosa pela capacidade de aprimorar e personalizar estratégias de vendas.

De acordo com Marcio Zeppelini, autor do livro “A Magia de #FazerAcontecer”, a IA está desencadeando uma transformação radical nas vendas, possibilitando que as empresas tomem decisões mais embasadas na realidade do mercado em que atuam. 

“Por meio de algoritmos avançados de machine learning e análise de dados, as organizações podem extrair ideias valiosas, permitindo uma compreensão mais profunda do comportamento do cliente, das tendências e das oportunidades de crescimento”, afirmou em um artigo publicado na Exame.

Conheça 5 aplicações da IA em vendas

1. Chatbots e assistentes virtuais 

Os chatbots impulsionados por IA garantem atendimento imediato, solucionam dúvidas e até conduzem leads pelo funil de vendas, aumentando a taxa de conversão sem sobrecarregar a equipe.

2. Ferramentas de CRM inteligentes

Os CRMs baseados em IA, como as opções oferecidas pelo CUBO, são perfeitas para analisar padrões de comportamento dos clientes, sugerir abordagens personalizadas e ajudar na qualificação de leads com maior potencial de fechamento.

3. Análise preditiva

Com as ferramentas certas de IA, você prevê tendências e identifica oportunidades antes mesmo dos concorrentes, otimizando campanhas e garantindo assertividade na abordagem comercial.

4. Automação de e-mails e follow-ups

Sistemas de automação enviam mensagens no momento ideal, com conteúdo direcionado ao estágio de cada lead no funil. Essa precisão aumenta a chance de conversão sem esforço manual excessivo em atividades repetitivas.

5. Análise de sentimentos e processamento de linguagem natural

Com essas tecnologias, é possível entender a intenção e o tom das interações dos clientes, ajustando discursos e propostas para cada situação.

Como implementar IA na sua estratégia de vendas

Quer começar agora? O CUBO listou três passos importantes para o início desta jornada. Confira:

  • Integre ferramentas de IA ao CRM e outras plataformas comerciais;
  • capacite sua equipe para interpretar insights gerados por IA;
  • monitore os resultado.

Erros comuns ao usar IA em vendas e como evitá-los

Algumas empresas falham ao não integrar corretamente a IA aos seus processos ou ao não analisar os dados fornecidos. 

A grande sacada é na combinação entre tecnologia e expertise humana e, claro, na confiança de ter parceiros que entendem do assunto, como o CUBO. 

Fuja desses erros: não definir objetivos claros; falta de integração com sistemas existentes: softwares de IA precisam estar alinhados aos CRMs e outras; ignorar os dados; e evite automação excessiva e falta de personalização

O futuro das vendas com IA

O futuro da Inteligência Artificial (IA) nas vendas promete transformações significativas, impulsionando a eficiência e a personalização no relacionamento com os clientes. 

Estudos indicam que, até 2028, 60% das operações de vendas serão conduzidas por meio de tecnologias de IA, representando um salto substancial em relação aos atuais 20%. 

Durante uma palestra em Florianópolis, em 2024, Jeb Blount, renomado autor e especialista em vendas, afirmou que no mundo da IA, haverá três tipos de vendedores: os que serão controlados por robôs, os que serão substituídos por robôs e os que serão aprimorados por robôs. “Quem souber usar a IA para ganhar tempo e fortalecer conexões humanas sairá na frente”, destacou.

Como o CUBO pode transformar suas vendas com IA

O CUBO oferece soluções de IA que potencializam seus resultados, proporcionando automação inteligente e insights estratégicos para sua equipe comercial. Com a plataforma CUBO, você pode:

  • melhorar a qualificação de leads;
  • automatizar contatos e follow-ups;
  • utilizar análise preditiva para prever vendas futuras;
  • personalizar interações para cada cliente.

Quer ver na prática como funciona, faça o teste grátis de 7 dias e surpreenda-se!

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