Os clientes são a chave para o sucesso de qualquer negócio. E clientes satisfeitos são conquistados pela combinação de duas entregas básicas: produtos/serviços de qualidade e um bom atendimento ao cliente – especialmente quando eles estão com dúvidas ou incômodos.
A forma como o atendimento ao cliente era feita antes, apenas com funcionários humanos, gerava um alto custo com RH e com treinamentos, além do fato de que nem sempre o time conseguia acompanhar o crescimento da demanda de atendimento.
Hoje, com o avanço das tecnologias de inteligência artificial, estamos estruturando processos de atendimento com chatbots.
O que é um chatbot?

Um chatbot é um agente de atendimento ao cliente que usa inteligência artificial (IA) para simular uma conversa humana com o cliente, tirar dúvidas iniciais e até fazer todo o atendimento em alguns casos, garantindo eficiência no processo e uma redução de custos operacionais.
Com essa tecnologia, além de melhorar o atendimento ao cliente e garantir que os funcionários humanos atendam apenas casos mais complexos, é possível oferecer um atendimento personalizado 24 horas por dia, 7 dias por semana – algo que custa muito com um atendimento 100% humano.
Os chatbots comerciais acabam se apresentando com uma ferramenta para automatizar o atendimento, melhorar a experiência do cliente e ainda garantir a possibilidade de escalar interações sem aumentar a equipe de trabalho.
Vamos mostrar agora como você pode aproveitar essa tecnologia na sua empresa de outras formas além do atendimento ao cliente.
Onde um chatbot pode ser aplicado?

O atendimento ao cliente é apenas uma das áreas em que um chatbot pode ser aplicado na sua empresa. Os chatbots conseguem ser aplicados no suporte técnico, na área de vendas e até na automação de processos inclusive.
No caso do suporte técnico, o chatbot pode atuar oferecendo guias já construídos com o passo a passo para executar um software ou uma correção de um bug, pode dar orientações básicas do que fazer quando está tendo um problema com uma solução da empresa e já fazer o encaminhamento para um humano para um caso mais grave de problema técnico.
No caso das vendas, o chatbot é eficiência pura já que ele pode ajudar com:
- atendimento inicial coletando as informações de contato do lead e qual solução ele está buscando;
- oferecer guias apresentando um pouco das soluções como presente pelo usuário ter confirmado informações de contato;
- agendamento automático de reuniões de contato inicial no calendário do time de vendas, alinhando inclusive quais vendedores estão disponíveis.
Como você pode implementar um chatbot na sua empresa?

Agora que você já entendeu o que é um chatbot e onde eles podem ser aplicados, vamos apresentar um caminho para implementar um chatbot na sua empresa com pontos que você precisa considerar na sua implementação.
Defina objetivos: qual problema ele resolverá?
Ele vai resolver o problema de atendimento ao cliente? Ou de coleta de informações do lead interessado no seu produto/serviço? Ou de suporte técnico?
Esse ponto é essencial porque foge do erro que muitas empresas cometem em criar um chatbot generalista para o site da empresa que tem a intenção de atender todas as demandas que o lead/cliente tiver e acaba gerando insatisfação no usuário, pois o design de conversação não consegue atender a demanda dele.
É preciso definir um problema que o chatbot vai resolver e focar nele e, a partir daí, começar a estruturar otimizações na conversa para atender outras demandas.
Escolha o canal certo de comunicação
Você vai usar o chatbot no WhatsApp, no Messenger da Meta, no site da empresa? Qual vai ser o seu canal de comunicação? Isso é importante para saber onde direcionar seus esforços de comunicação para criar o chatbot.
Há também a possibilidade de usar uma plataforma de atendimento de demandas do cliente como a Cubo Suite com o seu chatbot personalizado já implementado e pronto para gerar a eficiência que você está buscando para o setor de vendas da sua empresa, por exemplo.
Com essa plataforma, você consegue aplicar o chatbot em mais de um canal de atendimento e ampliar a automação das ferramentas de IA para vender mais e com uma gestão automatizada, gerando redução de custos, otimização de processos e maior eficiência.
Selecionar a tecnologia
Sua empresa vai usar plataformas já construídas como o ChatGPT, Claude ou alguma outra plataforma de IA popular? Ou vai usar plataformas no-code/low-code para desenvolver? Ou fará o chatbot dentro da sua empresa mesmo?
Essa decisão é crucial por fatores financeiros, mas principalmente por fatores de gestão de recursos: usar ferramentas globais tem suas vantagens, mas também limita a personalização. No caso de plataformas no/low-code, a personalização pode ser maior em um tempo menor de entrega. Já no caso do desenvolvimento interno, a personalização é completa, no entanto, leva mais tempo e exige um custo muitas vezes maior para executar o projeto de um chatbot.
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